top of page

aula 10 - MODELO 3DMax (Parte 2)

04.05.2021

programa(s) utilizado(s):

3ds-Max-Logo copy.png

MODELO 3DMax (Parte 2)

Antes de começarmos a trabalhar no modelo 3DMax existem três aspectos que devemos ter em conta: 

- As DIMENSÕES que são asseguradas pelo AutoCad;

- A ESCALA que é definida através dos objectos que são importados para o modelo;

- Os próprios OBJECTOS que temos dentro do modelo que podemos adquirir através de websites como                    (podemos inclusive baixar elementos de outros projetos e colocar no nosso) e

Começamos então por abrir o nosso ficheiro em Open File > Modelo Max

1.png

Em Tools > Measure Distance, medimos os objectos e verificámos que as dimensões eram demasiado grandes, por isso, seleccionámos os grupos de cada objeto e usámos Scale para redimensionar.

 

2.png

Depois de colocarmos a cadeira com as dimensões correctas bastou replicar essa cadeira 3 vezes indo a Move > Pressionar Shift > Arrastar para o lado > Instance > Ok

3.png

Baixamos um sofá para a nossa sala em Archive3D.net e Importamos para o nosso modelo através de Import. Na pasta onde o ficheiro está certificamo-nos que estamos a procurar All Files e abrimos. Movemos e escalamos o sofá para a dimensões correctas e, por forma a manter o modelo organizado, atribuímos nomes às layers -- "Educar a besta" como dito por Siza Vieira.

5.png

A seguir, seleccionamos todos os componentes > Pressionamos M (Material Editor) > Duplo clique na janela de materiais (BRANCO) até aparecer o picotado > botão direito do rato > Assign Material to Selection. Para além de colocar todas as componentes a branco, para fazermos os ajustes da iluminação, também corrige objectos que tenham sido feitos em versões anteriores do programa (por não existirem as componentes que existem em versões mais actualizadas).

6.png

Desligamos tudo menos as Luzes e Câmara.

Existem dois tipos de LUZ com que vamos trabalhar

Directa                                                                   Atmosférica

                             A luz que bate directamente no espaço                     A luz difusa que se propaga pelo espaço                            

No Menu do lado direito temos as funções CREATE e MODIFY. Seleccionamos a opção Create e em      criamos uma Arnold Light.

Em Shape escolhemos o tipo de luz (Distant [luz do sol], Quad [para janelas], Skydome [para atmosferas]), e configurar a sua resolução, formato, etc., neste caso vamos começar por configurar a nossa luz atmosférica, por isso, escolhemos Skydome.

unnamed.png
7.png

Para vermos o resultado da colocação da luz no nosso modelo selecionamos a opção Render Setup​. Clicamos na janela da perspectiva da câmara para que em View to Render fique a opção Quad 4 - Top e clicamos em Lock. As opções devem ser as seguintes:

Target: Production Rendering Mode

Renderer: Arnold

Output Size: 320 x 240 (Dimensões pequenas para fazer o teste de luz)

Pressionamos RENDER, vemos os resultados e replicamos a janela com o resultado em Clone Render Frame.

8.png

Em Physical Camera, vamos a Target > EV > 10, fazemos Render novamente e criamos um novo clone.

Em Rendering > Sample > 5, transformamos a parte das sombras menos pixelizada, fazemos Render e criamos um clone.

9.png

Para a luz que vem da janela vamos ter que criar uma Portal Light -- vamos dizer por onde queremos que a luz entre e que qualidades ela vai ter em Portal Mode (selecionamos Off quando trabalhamos com um exterior e Interior Only para interiores). 

Posto isto, vamos à nossa janela da Top View, aumentamos a janela e criamos novamente uma Arnold Light, desta vez com a opção Quad. Ajustamos o quadrado para 2m em X e 2,70m em Y (as medidas da nossa janela) e posicionamos no centro da nosso vão, perto da janela, mas sem tocar. Em Left View, posicionamos as janelas na posição correcta, e novamente na Top View Replicamos a janela para o vão seguinte usando o Shift.

10.png

Com a portal light colocada, em Render Setup, voltamos a fazer render e vemos os resultados. Podemos ver que existe uma parte da parede que ficou mais queimada, basta aumentar o valor da EV (exposição) e ir experimentando até atingirmos o resultado desejado.

13.png

Uma das opções para configurarmos o exterior da nossa cena é baixarmos um HDRI, este HDRI contém informação de luz e uma imagem de 360º que vai ser a envolvente do nosso modelo. Em                          > HDRIs > Skies > Autumn Park (Por Exemplo) > 4K > Guardar

14.png

Voltamos ao 3DSMax, em Skydome pressionamos M > Bitmap (sempre que queremos adicionar texturas para 3DSMax usamos esta opção > escolhemos Autumn_Pak (o HDRI que acabamos de baixar) > Ok​

15.png

Mudamos o nome do nosso Bitmap para Ceu, depois, vamos a Environment > Mapping > Spherical Environments.

Nas propriedades do Skydome arrastamos o ponto no limite da janela do Bitmap para Texture depois Instance > Ok. Com isto, acabámos de fazer do Céu a nossa textura.

16.png

Em Rendering > Environment Effect, arrastamos novamente o Ponto, desta vez para Environment Map. Depois mais abaixo em Atmosphere apagamos efeitos extra que vêm com o HDRI.

17.png

Finalmente, fazemos novamente os ajustes à Exposição e Temperatura da nossa cena​ e o guardamos o nosso render com uma resolução maior.

O exercício da luz está concluído.

19.png
bottom of page